agenda

Agenda

Eventos de Dança Circular Sagrada organizados e incluídos por VOCÊ!

Rodas nos Parques

Danças da Turquia com Ahmet Lüleci e Evren

Data: 20/04/2018 até 22/04/2018

Horário: 9h às 18h

Local: Rua Bambina, 115 Botafogo, rio de janeiro - RJ

Contatos do Evento - anagafer@yahoo.com, 21 99619-5332

AHMET LÜLECI Nativo da Turquia, Ahmet é coreógrafo, professor de dança e intérprete, além de pesquisador da cultura de Anatolia. Ele é atualmente o diretor artístico do Collage Dance Ensemble de Boston, o que lhe permite ampliar seu objetivo de tornar a música e dança folclórica acessíveis a um público mais amplo.
Desde a chegada à América do Norte em 1985, ele foi professor em muitas oficinas e festivais em todo os Estados Unidos, bem como no Canadá, Japão, Taiwan, Hong Kong, Holanda, Inglaterra, Suíça, Brasil, Argentina, Equador, Alemanha, Noruega, Itália, Espanha, Israel e Austrália. Ele criou inúmeros espetáculos de danças para o palco trabalhando com organizações de dança em todo o mundo.
Alguns dos melhores grupos de dança com quem ele trabalhou incluem AMAN de Los Angeles, BYU bailarinos de Provo, Budlet de Hong Kong, Les Sortileges de Montreal e VINOK de Edmonton. Em sua Turquia natal, ele coreografou para HOYTUR e TURHOY de Ancara, ANADOLU UNIVERSITESI de Eskisehir. Em 1991, Ahmet juntou-se ao Staff artístico da AMAN, como coreógrafo residente.
De 1974 a 1985, ensinou em vários conjuntos excelentes em Ankara, Istambul, Eskisehir e Bursa. Por quase cinco anos antes de sua partida para a América do Norte em 1985, Ahmet também atuou como Diretor de danças da HOY-TUR, considerado há muito tempo a principal associação de folkdance da Turquia. Desde os oito anos de idade, ele dançou com inúmeros grupos de dança e associações privadas, muitos dos quais ganhou prêmios extraordinários em competições nacionais e internacionais. Entre 1973 e 2003, participou de festivais e concursos internacionais de dança em toda a Europa Ocidental e Oriental. Em edição, ele e seus conjuntos apareceram em mais de 60 programas transmitidos nacionalmente em países como a Turquia, França, Dinamarca, Holanda, EUA, Canadá, Brasil e Alemanha.
Fez faculdade de música, especializando-se em voz. Assim como seu amor por músicas tradicionais o orientou para o estudo acadêmico de música, o fascínio de Ahmet pela dança levou-o a realizar pesquisas acadêmicas sobre os antecedentes históricos, sociais e culturais dos trajes e danças de colher da costa mediterrânea da Turquia. Seus esforços resultaram em um estudo exaustivo de 400 páginas pelo qual ele recebeu o primeiro lugar na competição nacional de 1985 em pesquisas sobre danças tradicionais da Turquia do ministério turco da Juventude, Esportes e Educação. Em 1997, Ahmet completou um segundo grau em Belas Artes.
EVREN SOYTOPCU KIYAK Evren começou a dançar no ensino fundamental em Ankara.
Quando adolescente, ela se  à Hoytur, a empresa de dança folclórica nacional e internacional, com base em Ankara, e dançou com eles por dez anos. 
Ela viajou pelo mundo com diversos projetos de dança como dançarino e solista . Ela aprendeu e trabalhou com muitos coreógrafos conhecidos no turco, como Nesrin Topkapi, Ahmet Luleci, Mustafa Erdogan e Oktay Keresteci. Em 2007, Evren completou um programa de "mestre professor", organizado pelo Ministério turco da educação. Desde então, ela está ensinando dança nas escolas e também workshops privados na Turquia e em todo o mundo. Ela ensinou na Turquia, Hong Kong, Taiwan, Alemanha, Itália, Suíça, Hungria, Brasil, Japão, Israel e nos EUA em oficinas internacionais de dança.
 
agenda   Organizador e Focalizadores deste evento