artigos

Artigos

Artigos, monografias e textos escritos e inseridos por VOCÊ!

Reflexão... Danças Circulares e Danças Étnicas

Devido à grande expansão do Movimento Danças Circulares no Brasil, uma reflexão sobre seu início e sua missão se faz necessária.


Publicado em 03/04/2014

Renata Carvalho Lima Ramos


REFLEXÃO....
 

O Movimento das DANÇAS CIRCULARES com certeza agradece a todos que tem honrado a linhagem que vem de Bernhard Wosien, visionário polonês que revisitou as Danças de Roda, conhecidas como DANÇAS ÉTNICAS ou FOLCLÓRICAS. Cabe aqui uma reflexão...
 

A missão das DANÇAS CIRCULARES é proporcionar o auto desenvolvimento, a expansão da consciência e a experiência do SAGRADO como uma realidade do dia a dia. No Brasil, as DANÇAS CIRCULARES tiveram início em 1984 com Carlos Solano de Belo Horizonte, MG, que entrou em contato com essa PRÁTICA na Comunidade de Findhorn na Escocia - Findhorn Foundation. Na mesma época, o Centro de Vivencias em Nazaré Paulista, SP - hoje conhecido como UNILUZ - recebia Sarah Marriot que trazia de Findhorn sua experiência como residente dessa Comunidade escocesa. E as DANÇAS CIRCULARES no BRASIL começaram a se expandir daí! Muitos brasileiros experenciaram as DC no Brasil e outros, como eu (1992), vivenciaram pela primeira vez em Findhorn. 
 

Neste momento de grande expansão do Movimento das DANÇAS CIRCULARES, surge a necessidade de honrar as linhagens das diversas "práticas" que são realizadas de mãos dadas, em círculo, pois cada uma tem uma missão diferenciada e igualmente importante. Falando sobre Danças em círculo, podemos dizer que a missão essencial das Étnicas e Folclóricas é preservar a Cultura de um Povo. E as Danças Circulares tem como missão essencial trazer à luz da consciência o SAGRADO que habita em cada um de nós, trabalhando com as Danças dos Povos antigas e tradicionais, e também com as inúmeras NOVAS COREOGRAFIAS que estão sendo criadas e que vão se tornando parte desse Movimento. E fica muito claro que, ao encontrar a possibilidade de VIVENCIAR esse SAGRADO em todos os níveis - físico, emocional, mental e espiritual - o Ser Humano participa de toda e qualquer atividade do dia a dia com sua PRESENÇA plena.


artigos   Artigos do autor

14/04/2014 - O início da DANÇA CIRCULAR no Brasil