artigos

Artigos

Artigos, monografias e textos escritos e inseridos por VOCÊ!

Dançar e Agradecer

Reflexão sobre Dançar e Agradecer no dia de Ação de Graças.


Publicado em 26/11/2015

Deborah Dubner


Hoje é Thanks Giving, Dia de Ação de Graças.

Eu tenho a prática de agradecer todos os dias e quem acompanha o meu Facebook sabe disso. Acredito que ser grato é mais do que tudo a escolha de uma direção. Para onde vamos dirigir a nossa mirada? Que olhar eu quero ter para tudo aquilo que me cerca? Desde as coisas mais simples como a jabuticabeira do meu jardim até as mais complexas, como os relacionamentos com pais, irmãos, filhos e companheiros de jornada. Ser grato é uma filosofia de vida, é a decisão consciente de olhar um copo com água pela metade e, apesar de saber que ele está meio vazio, agradecer pela água que matará minha sede.

Por isso eu faço questão de sempre agradecer. Criei esse ritual, de fazer um agradecimento por dia no meu Facebook, para compartilhar essa gratidão e ampliar o meu olhar.

Mas especialmente HOJE, agradeço ainda mais.

Agradeço a minha jornada como mãe, e tudo o que aprendo com meus filhos maravilhosos. Não tenho palavras para agradecer isso, pois qualquer frase seria muito pequena diante de tanta grandeza.

Agradeço à vida por ter colocado no caminho o meu cara-metade, que é sempre uma grande inspiração.

Agradeço à coragem pelas escolhas que fiz e ainda farei. 

Agradeço ter nascido na família que nasci. Amores, sabores e dores, eterno aprendizado.

Agradeço todas as bênçãos que recebo diariamente, mesmo aquelas que são tingidas de preto. Porque de qualquer forma, a luz sempre nasce na escuridão.

Agradeço por conseguir, junto com meu marido, transmitir aos meus filhos asas para voar e raízes para honrar a tradição da nossa família e do nosso povo.

Agradeço saber pedir ajuda, e sempre, sempre mesmo, receber apoio das formas mais incríveis e inusitadas.  Nem sempre a compreensão e o apoio vêm das pessoas que queremos e precisamos, mas isso não quer dizer que estamos sozinhos.

Agradeço à música que sempre me conecta com Deus, um portal direto para a minha alma voar livremente.

Agradeço profundamente às Danças Circulares Sagradas, que me trouxeram tantas respostas, o caminho da cura, da arte, da doação, da transformação e da minha mais pura expressão.

Agradeço todos os amigos que me ensinam, inspiram, dançam, cantam, sorriem e choram comigo.

Agradeço às pessoas que tem o lugar de mestre, não porque são mais do que os outros, mas porque me permitiram acessar uma sabedoria que vem da humildade.

Agradeço a presença dos meus cachorros e de todos os animais que foram meus grandes companheiros até hoje. O amor mais puro e incondicional que conheço.

Agradeço à conexão com o Sagrado no meu cotidiano. Hoje tenho a plena certeza de que posso acessar isso a qualquer momento, em qualquer lugar.

Agradeço a presença das crianças e toda a sabedoria e alegria que vem com elas. Meus sobrinhos, meus alunos, e a criança que ainda habita a minha morada.

Agradeço poder escrever e traduzir o invisível. Afinal, é no perfume da flor que mora a poesia, e não é fácil entender a linguagem do coração.

Agradeço as minhas pegadas. Sei que busco todos os dias fazer o meu melhor. Nem mais e nem menos do que os outros. Apenas tento aprimorar meus passos e “andar a minha palavra”, como dizem os nativos norte-americanos.  Afinal, a maior grandeza da vida é o amor e não a perfeição. 

E no caminho do amor, como ser humano que sou, olho o céu com toda a sua magnitude e as sementes com a força milagrosa do nascimento... e agradeço!  


artigos   Artigos do autor

04/12/2014 - A Dança da Abundância

15/12/2014 - A Dança da Espiritualidade

30/04/2016 - A Dança do Nascimento

06/09/2014 - Cidadãos dançantes

20/06/2011 - Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar...

27/08/2015 - Dança Circular e Psicologia

30/11/2015 - Dança Circular Global

30/03/2016 - Dança Circular nos Parques: exercício de Cidadania

20/03/2014 - Dançando a missão

04/09/2013 - Danças Circulares e Comunicação

18/02/2013 - Danças Circulares e o Sagrado: ponto de chegada e de partida

10/06/2013 - Danças Circulares para Crianças: relato de experiências

23/04/2011 - Minha primeira Dança Circular Sagrada

01/03/2015 - Modalidades de Ensino-Aprendizagem nas rodas de Dança Circular Sagrada

21/05/2014 - No descompasso da Dança

23/10/2013 - Um lugar tão delicado