noticias

Notícias

Danças Circulares na mídia. Acompanhe as notícias das atividades do movimento no Brasil.

Danças Circulares pela Paz elevam a vibração em todo o BrasilPublicado em 22/09/2014

No Dia Internacional da Paz (21 de setembro) o Movimento Brasileiro de Danças Circulares formou várias rodas pelo Brasil para mentalizar, vibrar, dançar, meditar e cantar pela PAZ. O resultado: beleza, harmonia, união e esperança de um mundo melhor.



Por Deborah Dubner e Estela Gomes

VEJA O VIDEO!

21 de Setembro é proclamado pela ONU como sendo um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. A finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. Os povos de todo o mundo são chamados para refletir e agir no Dia Internacional da Paz, num mundo cada vez mais caótico e instável, marcado pela violência. Nações, povos de diferentes origens e culturas, religiões e filosofias de vida diversas se irmanam na busca pela paz, quando se entende que nenhum caminho é superior a outro. Rodas de tambores, Danças Circulares, meditações, ações ambientais e eventos variados são celebrados no mês de setembro para clamar pela paz do mundo.

Alinhado com vários desses movimentos que se uniram no Dia Internacional da Paz para mentalizar, vibrar, dançar, meditar e cantar pela PAZ, dezenas de rodas de Dança Circular pela Paz foram formadas no Brasil. Em cada canto, um círculo. Em cada passo, o exercício da paz!

SÃO PAULO - PARQUE DO IBIRAPUERA - VEJA FOTOS! 

Em São Paulo, das 15 às 18 horas foi realizado um grande círculo de Danças Circulares Sagradas no espaço da serraria do Parque Ibirapuera. Este evento foi organizado pelo Movimento das Danças Circulares pela Paz e coordenado por Frances Rose Feder, Deborah Dubner e Estela Gomes, contando com o apoio da administração do parque, da UMAPAZ e da rede Aliança pela Infância. A comemoração teve como objetivo levar as pessoas a se sensibilizarem para a necessidade da paz no mundo cultivando pensamentos, sentimentos e ações na direção da paz. Este círculo fez parte de uma grande rede de círculos que atuam pela paz no Brasil e no mundo.

O evento começou com a música United interpretada pelo grupo Playing for Change que canta em várias línguas "Eu quero ver o mundo unido e aprender a viver como um." No repertório estiveram presentes diversas tradições culturais tais como brasileira com Te ofereço paz, andina com Madre Tierra, africana com Kum-ba-ya, tibetana com Flor da Compaixão, indiana com Sarvesham Svatir Bhavatsu, americana com Turning to Peace e Pray for Peace, israeli e árabe com Shalom Salaam dentre outras. Participaram por volta de 180 pessoas que dançaram, cantaram e dialogaram sobre a paz. No centro o planeta Terra rodeado por flores brancas, tsurus e palavras de paz. A paisagem maravilhosa do parque e o clima colaboraram no evento onde o sol fraco esteve presente e a garoa deu uma trégua. Foram 3 círculos concêntricos bem grandes espalhando palavras e vibrações de paz para todas as direções!