noticias

Notícias

Danças Circulares na mídia. Acompanhe as notícias das atividades do movimento no Brasil.

Danças Circulares pela Paz - Honrando as águas!Publicado em 14/12/2014

No dia 14 de dezembro (domingo) uma nova roda de Danças Circulares pela Paz se formará em São Paulo, no Parque da Luz, das 10h às 12h. Estão todos convidados!



por Deborah Dubner

Outros caminhos são possíveis. Caminhos de paz, união, compreensão e comunhão entre todos os povos. É nisso que acreditam os focalizadores e dançantes que compõem o chamado Movimento de Danças Circulares Sagradas, formado por uma rede de milhares de pessoas de todas as idades, crenças, conhecimentos e raças, que se unem em círculos para dançar de mãos dadas.

O atual momento do Brasil e do mundo pede conscientização e atitude, em especial nas questões relacionadas ao cuidado. Cuidar de si e do outro, do ambiente que nos cerca, da natureza generosa. Cuidar da VIDA no planeta. Cuidar da continuidade! E a vida não pode existir sem este bem precioso: a água! Com este enfoque, mais uma roda de Danças Circulares pela Paz ocorrerá este ano em São Paulo, honrando as águas em todas as suas formas e existência.

Estão todos convidados, independente de ter ou não experiência com Danças Circulares. O evento é aberto ao cidadão dançante, no dia 14 de dezembro (domingo), das 10h às 12h, no Parque da Luz - Rua Ribeiro de Lima, 99 - Pça da Luz, Sao Paulo/SP.

Todos os focalizadores de outras cidades e estados estão convidados também a se unir a esta intenção, formando rodas em seus espaços, intensificando este propósito.

Veja vídeos de outras Rodas de Danças Circulares pela Paz:
10 de agosto de 2014 – Tema: pela Paz no Oriente Médio
21 de setembro – Tema: Dia Internacional da Paz

SOBRE O MOVIMENTO DE DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes, com o propósito de re-ligar o ser humano através desta meditação em movimento que convida a uma conexão profunda com o que é essencial.

De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, principalmente no Brasil, que acolheu este movimento no início da década de 90. Ao longo das últimas décadas, o Brasil foi incorporando às danças tradicionais novo repertório de danças étnicas, clássicas e contemporâneas, honrando as raízes e expandindo, formando centenas de focalizadores que têm semeado rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, comunidades e instituições dos mais variados segmentos.

DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS

Dançar em roda é uma das práticas mais antigas da humanidade. As Danças Circulares Sagradas, ou Danças dos Povos, resgatam essa prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.
O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.
A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de pertencimento e conexão interior.