noticias

Notícias

Danças Circulares na mídia. Acompanhe as notícias das atividades do movimento no Brasil.

Dia Mundial da Dança Circular foi celebrado em 16 de julho em todo o mundoPublicado em 19/07/2017

Veja fotos de mais de cem rodas espalhadas pelo mundo, e entenda sobre esta data e sobre como voce pode participar em 2018.



Pelo segundo ano consecutivo em todo o mundo o Dia Mundial da Dança Circular foi celebrado, sempre no terceiro domingo de Julho, coincidindo com a semana do Festival de Danças Circulares em Findhorn (Escócia). Este ano, no dia 16 de Julho, a Terra foi o palco desta linda celebração! Centenas de rodas se formaram, unindo mãos e corações para honrar a vida e o propósito de paz entre os povos, através das Danças Circulares.

Veja fotos no Álbum Coletivo que reúne mais de 100 rodas espalhadas pelo mundo!

A escolha das danças passou por um processo coletivo de escolha. E para o próximo ano (2018) você também pode sugerir danças, clicando aqui!

Em 2017, as danças escolhidas foram Dança do Sol, Cocek e Namariê. Além dessas, cada roda escolheu outras danças de acordo com o grupo e a ocasião.

Vídeos das danças escolhidas

Dança do Sol – coreografia Bernhard Wosien
Veja o vídeo versão filmada no Brasil
Veja o vídeo versão Internacional

Cocek - Tradicional, Roma - Musica: Sadila Ganka by Xenos – Veja o vídeo

Vamos dar aos artistas generosidade e amor! Voce pode comprar esta canção na Internet via ITunes (‘Xenos Sadila Ganka'), CDBaby, AmazonUK, Amazon. Se você não pode comprar por alguma razão, por favor escreva para circledanceday@gmail.com e poderá receber por Mp3.

Namariê  - Coreografia: "Agradecer e Abraçar" ~ Cristiana Menezes - Adaptação por Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa - Musica: Meninos do Morumbi  CD: Meninos do Morumbi  – Veja o vídeo

Namarie (Axe Novo)
"Namarie, yula nabi namarie", yula nabi namarie, yula nabi namarie,
namarie, namarie, namarie yula nabi Namarie (bis 2x)
Tikalama, tikalama, tikalama, Tikalama, tikalama tikalamati Tikalama... Tikalama...Tikalama"

Axe - saudacao religiosa usada no candomble, que significa energia positiva. O axe music foi criado com a mistura de ritmos africanos, frevo e ritmos caribenhos com muito tempero baiano. Ele nasceu no ano de 1985, em pleno carnaval da Bahia.

Sobre o Dia Mundial da Dança Circular

O Dia Mundial da Dança Circular nasceu como uma iniciativa coletiva, atrelada ao Festival de Danças Circulares em Findhorn, berço das Danças Circulares (Escócia), que ocorre sempre na terceira semana de Julho. Convencionou-se então o terceiro domingo de Julho como data a ser comemorada.

Para a divulgação do evento mundial foi criado o site internacional globalcircle.dance que congrega e divulga as rodas de todo o mundo. O portal www.dancacircular.com.br apoia o evento, fazendo a ponte com o Brasil, que é o país com o maior número de rodas.