noticias

Notícias

Danças Circulares na mídia. Acompanhe as notícias das atividades do movimento no Brasil.

O mundo vai novamente se unir e dançar pela PazPublicado em 30/08/2017

Varias rodas de Dança Circular pela Paz se formarão nos diversos estados brasileiros e em outros países no dia 03 de setembro (domingo).



Em meio a noticias de violência e corrupção outros caminhos são possíveis. Caminhos de paz, união, compreensão e comunhão entre todos os povos. É nisso que acreditam os focalizadores e dançantes que compõem o chamado Movimento de Danças Circulares Sagradas, formado por uma rede de milhares de pessoas de todas as idades, crenças, conhecimentos e raças, que se unem em círculos para dançar de mãos dadas.

No mês em que se comemora o Dia da Paz e o Dia da Arvore, todos os focalizadores e dançantes do Brasil e do mundo estão convidados a se unirem a esta intenção no dia 03 de setembro (domingo), na hora possível a cada um, formando um grande abraço em torno do planeta!

Intensifique o propósito de paz, dançando ou criando uma roda em sua cidade! Aproveite para honrar as arvores e toda manifestação de beleza que a natureza nos oferece todos os dias!

Além de dançar as favoritas de sua comunidade, a dança comum escolhida para este evento foi a “Dança do Agradecimento”, coreografia de Bernhard Wosien. Veja o vídeo didático clicando aqui!

A Música utilizada para a Dança do Agradecimento é Concerto para Violão e Orquestra - Antonio Vivaldi: Concerto in D Major (RV 93) III. Largo.

Espalhe essa semente!

CIDADES|ESTADOS QUE VÃO DANÇAR PELA PAZ  (clique em cada uma para informações detalhadas!)

Araraquara - SP

Belém - PA

Chapada dos Guimarães - MT

Maricá -RJ

Piracicaba - SP

Pirassununga-SP

Porto Alegre - RS

Porto Feliz - SP

Ribeirão Preto - SP 

Rio de Janeiro - RJ

Salto - SP

São Paulo- SP

São Vicente - SP

Sorocaba - SP -  Parque natural em 02/09 e Praça ShaAr Haneguev em 03/09

Taubaté- SP

Vitória - ES

SOBRE O MOVIMENTO DE DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes, com o propósito de re-ligar o ser humano através desta meditação em movimento que convida a uma conexão profunda com o que é essencial.
De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, principalmente no Brasil, que acolheu este movimento no início da década de 90. Ao longo das últimas décadas, o Brasil foi incorporando às danças tradicionais novo repertório de danças étnicas, clássicas e contemporâneas, honrando as raízes e expandindo, formando centenas de focalizadores que têm semeado rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, comunidades e instituições dos mais variados segmentos.

DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS

Dançar em roda é uma das práticas mais antigas da humanidade. As Danças Circulares Sagradas, ou Danças dos Povos, resgatam essa prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.
O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.
A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de pertencimento e conexão interior.