noticias

Notícias

Danças Circulares na mídia. Acompanhe as notícias das atividades do movimento no Brasil.

Março é o mês de celebrar o Dia Universal das Danças Circulares e o Dia da Água!Publicado em 06/03/2018

O dia 11 de março (domingo) é o primeiro do calendário celebrativo 2018. A ideia é fazer o maior número possível de rodas, honrando as raízes do Movimento Internacional das Danças Circulares. Participe e veja as rodas que estão se formando!



"Dancem, façam rodas em todos os lugares, com seus amigos em seus grupos, sozinho-solo, no trabalho ou no metrô..” (Fido Wagler – focalizador de Danças Circulares alemão, discípulo direto de Bernhard Wosien)

O dia 11 de março (domingo) é o primeiro do calendário que inclui três meses celebrativos em 2018 (março, julho e setembro). A ideia é fazer o maior número possível de rodas, tendo uma dança âncora em cada uma das datas, honrando as raízes do Movimento Internacional das Danças Circulares.

No Brasil, um grupo grande se uniu desde 2017 com o objetivo de envolver os países em rodas celebrativas, unificando e intensificando o propósito de paz, cuidado com a natureza e consciência planetária. Honrando as raízes do Movimento Internacional de Danças Circulares e mirando o seu futuro, centenas de pessoas unem-se em 2018, pulsando como um só coração.

Veja as rodas que estão se formando! 

CIDADES|ESTADOS QUE VÃO DANÇAR PELA ÁGUA E PELO DIA UNIVERSAL DA DCS  (clique em cada uma para informações detalhadas!)

Adamantina/SP

Belém/PA

Brasilia/DF

Campo Grande/MS

Caraguatatuba/SP

Chapada dos Guimarães/MT

Florianópolis/SC

Franca/SP

Guarujá/SP

Itabira/MG

Itu/SP (dia 15)

Jundiaí/SP

Niterói/RJ

Passa Quatro/MG

Pirassununga/SP

Porto Alegre/RS

Rio de Janeiro/RJ

Salvador/BA - Roda 1 - 9h30 às 11h

Salvador/BA - Roda 2 - 16h às 17h30

São Carlos/SP (dia 25)

São Paulo/SP

Sorocaba/SP

Uberlandia/SP (dia 10)

COMO PARTICIPAR - VEJA MAIS INFORMAÇÕES CLICANDO AQUI!

Agende-se, junte-se a outros focalizadores próximos e organize-se para dançar a qualquer hora neste dia ou ao redor desse, caso não seja possível na data proposta.

O portal www.dancacircular.com.br está apoiando esta ação coletiva, divulgando amplamente todos os eventos e também em sua página no Facebook.

DANÇA ANCORA

A dança-âncora para esta data de março é A Dança da Lua, com coreografia de Bernhard Wosien. Além dessa, todas as danças são bem vindas, de acordo com a escolha de cada grupo.

Música: Vivaldi –Concerto Flute and Viola D’amore, Largo

Video didático 1 da Dança da Lua (Focalização Renata C. Lima Ramos)

Video didático 2 da Dança da Lua (Focalização Guataçara Monteiro)

Escrita da dança - clique aqui para ter acesso à ESCRITA DA DANÇA DA LUA

Música - clique aqui para ter acesso à MUSICA DANÇA DA LUA

DIA UNIVERSAL DAS DANÇAS CIRCULARES

O Dia Universal das Danças Circulares foi instituído pelo alemão FIDO WAGLER, discípulo direto de Bernhard Wosien, no dia 14 de março de 2008. Fido inspirou-se em cientistas do Exploratorium de São Francisco EUA que desde 1987 celebram a força dos círculos nesse dia (14/03), conectados com o sentido da magia dos círculos sugerida pela letra grega PI - 3.14.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março. Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e segurança alimentar, água e desenvolvimento sustentável, ;água e cultura, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.

Dentro do Movimento das Danças Circulares há muitas danças que podem convidar à conexão com este bem natural e precioso, no sentido de acordar a consciência e chamar à ação para o cuidado e preservação da água, que dá vida ao planeta.