Artigos, monografias e textos escritos e inseridos por VOCÊ!
Este artigo aponta para o movimento que a dança circular provoca no autoconhecimento pessoal e seu poder transformador.
Esta pesquisa focaliza as Danças Circulares Sagradas como objeto de estudo enquanto Movimento que gera experiência humana. A linguagem da dança, que é um saber simbólico, expresso nos gestos, na música e nos arquétipos das culturas, traz uma nova consciência corporal, produz sentidos para a educação do corpo que se constitui na relação com o Outro. O estudo tem o objetivo de compreender a potencialidade das Danças Circulares Sagradas para a formação de educadores na perspectiva da Educação Intercultural, tendo o corpo como lócus de aprendizagem e análise. A interculturalidade adota uma postura pragmática das relações, estuda a comunicação entre diferentes culturas e pessoas, para entender como essas criam sentidos, gestos, ações, palavras para outras formas sutis de comunicação e como usam isso para conviver. Compreendemos a interculturalidade e a centralidade do corpo na educação da pessoa, sobretudo para uma educação voltada ao reconhecimento de si na relação com o Outro.
Artigo que trata da aproximação do universo das danças circulares com a visão da clínica psicanalítica acerca da condição humana pela perspectiva estética.
Danças Circulares como possibilidade de um trabalho efetivo para a melhora da qualidade de vida na Terceira Idade, apresentado no Bacharel Ed. Física e Encontro Brasileiro de Danças Circulares 2009.
Um relato da experiência inaugural nas danças circulares e dos frutos colhidos nesse percurso.
O artigo relata as experiências e impressões de uma dançante e de uma focalizadora de danças circulares ao vivenciarem um Projeto de Extensão para professores.
Nesse trabalho, além de respondermos à pergunta título, vamos contar como está sendo desenvolvido e alguns resultados do Projeto de Extensão Pampa Circular – Danças Circulares no Pampa.
Uma reflexão sobre o corpo - Pensando nos benefícios das Danças Circulares percebo que ela tem a capacidade de trabalhar com o ser integral.
Articulando Dança e Psicologia, traz possibilidades no campo da promoção da saúde e das práticas corporais, a partir do relato da experiência da dança circular com grupo no hospital psiquiátrico.
Este texto foi escrito após uma vivencia no II Cirandar Mato Grosso, depois que ganhei uma dança de presente de aniversário de 50 anos, criada pela Sandra Cabral. É uma dança linda, que pode ser oferecida nos aniversários. Resolvemos inseri-la na suíte Circular Dançando a Vida, junto com este texto que eu escrevi depois de vivenciar a dança.
Reflexões sobre as Danças Circulares Sagradas nos Parques públicos do Brasil, como exercício fundamental de construção de cidadania.
Reflexões e emoções sobre a Dança Circular na grande Mídia Global.
Reflexão sobre Dançar e Agradecer no dia de Ação de Graças.
A gente não sabe, não desconfia, mas ela é, em sons inefáveis, um urro, uma reivindicação: Amemos o mundo! Interrompamos a louca engrenagem dos dias, há algo aqui que vale o universo inteiro, toda uma
Artigo científico publicado no Periódico oficial da Associação de Praticantes do Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares- Brasil/ 2015/ n 9
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investiga o potencial da dança circular como mobilizadora da expressão de afetos e de reflexões com professores da rede pública de SP.
No Dia do Psicólogo, uma reflexão sobre a alma humana, pelo olhar da Psicologia e das Danças Circulares.
Artigo que contempla abordar de modo amplo os aspectos terapêuticos e transformadores da dança circular no indivíduo lembrando que esta se constitui como uma possibilidade de saúde para o homem contemporâneo.
Reflexão em torno da metodologia do Curso Aprendizagem Criativa, desenvolvida no Programa de Formação Contínua da Universidade do Porto (2010-2015), referenciado na Educação Popular e Arte-Educação.
Através da experiência do dançar como construímos relações e vínculos entrando no terreno do sensível, através do dançar em círculo junto.
Fotografar as danças circulares requer que nos entreguemos a emoção, que vejamos com os olhos do coração.
Síntese das diversas modalidades de roda para esclarecer alguns entendimentos e possibilitar aos focalizadores e dançantes maior conhecimento e consciência.
Reflexões sobre a arte de focalizar
99 registro(s)encontrados em 4 página(s)