Já faz um tempo que não venho até aqui compartilhar com vocês o meu dia a dia. O tempo passa e quando me dou conta relatos interessantes ficaram para trás.
Mas sempre é tempo! A postagem de hoje é sobre o Projeto de Dança Circular na Escola 2014.
Ele está acontecendo neste ano? Como estará a roda? Ainda dançam com entusiasmo? São muitos? Desistiram? Está lindo, indo, e ainda e sempre me encantando e me tirando o fôlego de tanta emoção.
Muitos alunos novos começando a dar os primeiros passinhos e a entender que juntos são mais. E que para a roda girar é preciso harmonia entre eles, é preciso perceber que são diferentes e que é esta diferença que faz a vida tão bela. Uns acertam o passo mais rápido, outros com muita dificuldade, outros são tímidos, outros desatentos, outros conversadores, mas estão juntos de mãos dadas.
Os alunos que já dançavam em roda continuam dançando. Amadurecidos, sabem que para a roda girar é necessário que as mãos estejam unidas de fato e que só assim, mão e coração unidos, conseguirão escutar a música, acertar o ritmo e dançar de forma plena e, o mais importante, JUNTOS.
É muito interessante o fato de eles estarem crescendo. É comum na roda, quando estamos de mãos dadas, eles me olharem "de cima" e dizerem - "professora você está tão pequenininha" hahaha!!! Eles e elas estão enormes, lindos, brilho nos olhos, sorriso no rosto e uma cumplicidade entre eles e comigo que não tenho palavras para descrever. Somente o coração sabe o que é!
E sobre aqueles que não estão mais na escola? O que aconteceu com eles?
Eles querem dançar, mandam recadinhos que estão sentindo falta, saudades daquele tempo de roda "onde a conversa rola". Estamos combinando o dia da DANÇA DA SAUDADE, imagina, todos eles voltando à escola para CIRCULAR novamente. Afinal, a vontade de estar em círculo continua viva e forte em cada um.
A DANÇA faz a diferença na vida de cada um deles, não há dúvida.
Sim, eu sei, a DANÇA é apenas o canal para acessar e tocar a essência e a pureza de cada criança que está ali comigo toda quinta-feira, independente de qual seja a sua história de vida e situação social.
Naquele espaço e tempo mágicos, em meditação ativa, nada mais importa, a não ser aquele momento, o aqui e agora! Ali sei que PODEMOS MUDAR O MUNDO com pequenas ações, tão simples, tocar o coração, somente dar as mãos e olhar o outro.
Como é maravilhoso a cada quinta feira reencontrá-los no espaço Sagrado da roda.