focalizadores

Focalizadores

Encontre os focalizadores da sua região, estado ou cidade e boas danças!

Maria Esperança Tenetehara
belem/PA

Desde 2002, a partir de Belém-PA, sou focalizadora de danças circulares com ênfase em criativade e valores humanos para a cultura de PAZ. Meu trabalho inclui danças tradicionais e contemporâneas dos quatro cantos do Mundo, e uma simbólica amostra de danças da Amazônia (Pará~e~Maranhão), permeadas pela abordagem transdisciplinar-holística; uma proposta que nasceu, e está em contínuo processo de re-criação, transmissão, interação a partir de 04 bases da minha formação profissional: Formação Holística de Base, pela UNIPAZ – Brasília/Belém; Formação em Valores Humanos, pela Fund.Peirópolis-Campus Mairinque/SP; 1ª Formação em Danças Circulares, pela TRIOM/SP e Mana-Mani/Belém-PA; Pesquisação e oficinas diversas em culturas brincantes-sagradas da Amazônia.BR, com ênfase nos estados do PARÁ-e-MARANHÃO.

Aprendi, e sigo eterna aprendiz, de danças, culturas e lindezas do mundo, com a maestria de muitas pessoas maravilindas, pelas quais sou eternamente grata:
- Lucy Penna, Kaká Werá, Renata Ramos, Estela Gomes, Mônica Goberstein, Andréa Leoncini, Cristina Bonetti, Lúcia Cordeiro, Pablo Skornik, Álvaro Pantoja, Déa Melo, Patrícia Ferraz, Raimundo Borges & outr@s mestres-artistas tradicionais da Amazônia – Brasil.

Realizo cursos de formação, oficinas e vivências com danças circulares para um amplo e diversos público, tanto em produções livres, quanto à convite de grupos, organizações, comunidades, consultorias... em Belém, Manaus, São Luís e outras localidades da Amazônia e do Brasil. Desde 2015, adotei o sobrenome “Tenetehara” – palavra que dizer “somos os seres humanos verdadeiros”, que nomeia a nação indígena tupi-brasileira, matriz dos povos “Tembé” no Pará e Maranhão, e dos “Guajajara” no Maranhão.
focalizadores   Conheça mais focalizadores desta cidade