focalizadores

Focalizadores

Encontre os focalizadores da sua região, estado ou cidade e boas danças!

Yara Couto
sao carlos/SP

Sou educadora física e professora universitária. Conheci as Danças Circulares em Nazaré Paulista Comunidade em 1991, continuei frequentando a Comunidade até iniciarem os cursos com focalizadores Nacionais e Internacionais. Tive oportunidade de participar de workshops, cursos, festivais e viagem em diversas localidades no Brasil e exterior. Gabriele Wosien é uma das primeiras referências desse percurso dessa história circular que, sem dúvida, foi e continua sendo muito importante na minha jornada. Depois vieram os Festivais, a intensificação de eventos e cursos como a Formação com Friedel Kloke em Florianópolis, cursos diversos no Brasil, e a sequência de viagens conhecendo povos e danças tradicionais, bem como participando de festivais Nacionais diversos e os Internacionais; como o Festival de Dança Circular Findhorn, Festival Danças Circulares México, Danças Tradicionais Word Camp Nova York, Festival de Danças Bulgária, e outros mais.

Mas foi a partir de 2002 que criei o grupo de extensão “UFSCar Dança Circular Sagrada” e no ano seguinte a disciplina optativa “Dança Circular Sagrada”, a partir disso venho desenvolvendo projetos com Danças Circulares na extensão, graduação e pesquisa, na iniciação científica e pós-graduação. Em 2008 defendi a tese ”O Potencial da Dança Circular Sagrada na Educação”. Dessa perspectiva sigo esse caminho de muitos conhecimentos, com muitas pessoas, histórias, grupos, danças, de muitos ritmos, gestos, movimentos, rodas, percepções e ações, tudo que a Dança pode alcançar.

Atualmente na Universidade Federal de São Carlos, como professora do Curso de Educação Física e Motricidade Humana, coordeno o projeto de Extensão “Dança Circular Sagrada - Movimento e Consciência”, aberto a comunidade interna e externa. Além disso, ofereço disciplinas aos estudantes de toda universidade intitulada “Dança Circular Sagrada, Tradição e Cultura”, bem como tenho acompanhado projetos de monografia, iniciação científica e pós-graduação com temas relacionados as Danças Circulares.

Mais recentemente fiz a formação com Nanni Kloke - Harmony Method - e sou membro da Rede Internacional Dance Academy for Movement and Awareness.
E dando continuidade... sigo esse grande momento de expansão e acolhimento do movimento das Danças Circulares Sagradas no Brasil, América Latina e todo mundo.
Gratidão!
focalizadores   Conheça mais focalizadores desta cidade