Dilti Xavier Lopes
tremembe/SP
Sou arquiteta de formação, mas me realizo mesmo quando estou numa roda de Dança Circular. Comecei a focalizar em janeiro de 2023, e mantenho uma roda mensal gratuita em Tremembé, cidade onde estão minhas raízes e muitas memórias da infância feliz. Trilho caminhos de autoconhecimento desde 1992, quando o estudo da Doutrina Espírita ampliou minha consciência e impulsionou as minhas reflexões sobre a vida. Desde então, segui por diversos caminhos que enriqueceram a minha jornada, passando pela Educação Democrática e Comunicação Não Violenta (CNV), até chegar, em 2018, na Dança Circular Sagrada, que me arrebatou completamente.As Danças Circulares trazem propósito para a minha vida; me ajudam a lapidar a alma e promover minha transformação pessoal; me ensinam a viver com leveza, alegria e profundidade; me permitem acessar o melhor de mim e das pessoas que me cercam. Dançando eu descobri que a Roda é um lugar de acolhimento; um círculo que promove a cura, dissipa a dor e cria laços de afeto; um espaço de inclusão que nos permite vivenciar emoções sagradas, honrando nossa ancestralidade e celebrando a vida. Esse é um lugar onde eu quero estar para sempre. Foram estas descobertas que acenderam em mim o desejo de me tornar focalizadora, com o claro propósito de contribuir para que mais e mais pessoas também encontrem esse lugar sagrado.
Minha primeira mestra foi Vaneri de Oliveira, a quem devo o meu despertar. O seu espírito contagiante e a sua generosidade em compartilhar seus preciosos saberes me deram inúmeras oportunidades de reflexão e aperfeiçoamento. O ano de 2019 foi muito profícuo para mim, pois participei de todas as vivências, encontros e festivais que eu pude. Depois veio a pandemia, e no meio de tantos medos, dúvidas e incertezas, a genialidade de Andrea Leoncini fez criar um espaço virtual chamado Rodas e Varandas, fazendo com que toda a comunidade dançante permanecesse unida e conectada, mesmo que a distância. Eu tive a honra de ser um dos apoios da Andrea na condução desse projeto, e pude conhecer pessoas de todos os cantos do planeta, pessoas que muito me inspiram. Foram anos de intensos aprendizados e conexões.
Em 2024, sempre buscando me aprimorar, fiz o curso de Formação Básica em Danças Circulares com a Renata Ramos, onde conquistei uma percepção mais cuidadosa do meu dançar. Posso dizer que esta formação fortaleceu minhas asas. Desejo que minha jornada continue vibrante, pois a vida é um eterno aprendizado. Que eu possa seguir dançando e me encantando todos os dias.