Rosângela Silveira
taboao da serra/SP
Após mais de 25 anos atuando em uma instituição financeira, iniciei uma nova fase de vida em 2011, quando me aposentei e passei a buscar propósito por meio da arte e da cultura. Desde então, trilho um caminho dedicado à expressão artística e ao impacto social, especialmente por meio da música e, mais recentemente da dança circular.Meu primeiro envolvimento com manifestações artísticas, foi como voluntária em grupos de canto coral que levavam música e alegria a pessoas em situação de vulnerabilidade. Atuei por dez anos no Coral da Associação Arte da Vida e, há mais de treze anos, integro o Grupo Vocal Amor & Som, onde sigo até hoje com entusiasmo.
Há alguns anos conheci a dança circular em uma festa de aniversário de um amigo, de imediato me encantei, e buscando saberes sobre a prática, descobri nas Danças Circulares uma nova forma de expressão e conexão, envolvendo-me com ritmos, culturas e tradições do Brasil e do mundo. Comecei então participando de vivências e rodas abertas em parques, como no Parque do Jockey e no Trianon em São Paulo, e me informando pelas redes sociais como no canal do Youtube Consciência Próspera, que tem matérias muito enriquecedoras no assunto.
Buscando também por mais estudos e aprimoramento sobre a prática participei de workshops, encontros presenciais e on-line com focalizadores sensíveis e experientes, com destaque para a participação no ano 2023, em eventos como Workshop de Dança Circular “Um Caminho para o Autocuidado” com a focalizadora Mércia Gonzaga, “Território Dança” no Sesc Consolação, aula aberta de Dança Circular no Instituto Pala Athena com a focalizadora Liria Hiroko, Tutorial On Line em 4 capítulos no Youtube de Josefina Urquiza dentre outros, que me proporcionaram mais segurança para a condução de minha primeira roda que aconteceu nesse mesmo ano.
Apaixonada pela riqueza simbólica e pelos benefícios físicos, mentais e sociais da Dança Circular tornei-me uma incentivadora do movimento, promovendo vivências que estimulam o bem-estar, o autocuidado e o pertencimento.
Turismóloga por formação, acredito no valor de se dedicar um tempo dentro da rotina do dia a dia, como ferramenta de qualidade de vida e bem viver. Atualmente, sou cofundadora da iniciativa Cirand’Arte, um projeto de empreendedorismo cultural voltado à promoção da Dança Circular como "a arte de cuidar de si com arte" seguindo sempre um caminho de constante aprendizado com os grandes mestres da Dança Circular!