noticias

Notícias

Danças Circulares na mídia. Acompanhe as notícias das atividades do movimento no Brasil.

Brasil se une em rodas de Dança Circular pela PazPublicado em 11/08/2014

Na semana de 10 de agosto, com grande ênfase neste dia, o movimento de Danças Circulares Sagradas se mobilizou para formar muitas rodas pelo Brasil O resultado impressionou! Veja videosl!



por Deborah Dubner

Outros caminhos são possíveis. Caminhos de paz, união, compreensão e comunhão entre todos os povos. É nisso que acreditam os focalizadores e dançantes que compõem o chamado Movimento de Danças Circulares Sagradas, formado por uma rede de milhares de pessoas de todas as idades, crenças, conhecimentos e raças, que se unem em círculos para dançar de mãos dadas. Na semana de 10 de agosto, com grande ênfase neste dia, o movimento de Danças Circulares Sagradas se mobilizou para formar muitas rodas de Paz pelo Brasil. O resultado impressionou! 

Várias rodas foram formadas em espaços públicos, pra vibrar pela Paz no Oriente Médio e em todas as partes do mundo. Rodas de cura, para pulsar o amor, a aceitação das diferenças e a convivência harmônica entre os povos e dentro de cada família. Paz em cada coração. No amplo repertório de Danças de Paz que o movimento contempla, foram selecionadas duas danças-âncoras:  “Anel Mágico” (música de Marcus Viana, com coreografia de Cristiana Menezes) e Shalom Salaam (com coreografia de Marianne Inselmini Jaeger).

O Brasil dançou, emocionou, transformou, uniu. Em São Paulo, cerca de 200 pessoas estiveram no Parque da Luz na manhã do domingo (10), durante duas horas e meia, dançando pela Paz. O mesmo ocorreu em outros horários e locais da cidade, e vários estados brasileiros. No sábado (09) o 5º Festival de Danças Circulares do Vale, que recebeu cerca de 200 pessoas da região e de outros estados brasileiros também se juntou ao movimento, agregando também várias danças de Paz ao repertório. 

As rodas foram conduzidas por dezenas de focalizadores que já atuam no Movimento de Danças Circulares Sagradas em parques, escolas, ongs e outros espaços nas áreas de Educação, Saúde, Promoção Social e Meio Ambiente.

Acompanhe através dos registros em video:

Belém/PA

Belo Horizonte/MG 

Cuiabá/MT

Curitiba/PR

Florianópolis/SC

Holambra/SP

Jaraguá do Sul/SC

Porto Alegre/RS

Rio de Janeiro/RJ - Aterro do Flamengo

Santos/SP

São Paulo/SP - Parque da Luz

Vitória/ES


SOBRE O MOVIMENTO DE DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes, com o propósito de re-ligar o ser humano através desta meditação em movimento que convida a uma conexão profunda com o que é essencial.

De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, principalmente no Brasil, que acolheu este movimento no início da década de 90. Ao longo das últimas décadas, o Brasil foi incorporando às danças tradicionais novo repertório de danças étnicas, clássicas e contemporâneas, honrando as raízes e expandindo, formando centenas de focalizadores que têm semeado rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, comunidades e instituições dos mais variados segmentos.

DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS

Dançar em roda é uma das práticas mais antigas da humanidade. As Danças Circulares Sagradas, ou Danças dos Povos, resgatam essa prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.

O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.

A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de pertencimento e conexão interior.