noticias

Notícias

Danças Circulares na mídia. Acompanhe as notícias das atividades do movimento no Brasil.

XII Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas reúne 260 pessoas em uma grande rodaPublicado em 03/06/2013

Evento ocorreu de 29/05 a 02/06 em Embu das Artes e ofereceu oficinas, palestras, vivências e muito mais.



por Deborah Dubner

O XII Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas reuniu no feriado de Corpus Christi cerca de 260 pessoas de todo o Brasil, no Hotel Rancho Silvestre (Embu das Artes-SP), entre os dias 29 de maio e 02 de junho. Em 2013, o tema do Encontro foi “Céu e Terra” e integrou tradições e pessoas do Hemisfério Norte e Sul. Veja mais de 500 fotos!

Celebrado há 12 anos consecutivos, o evento proporciona aos participantes vários cursos de danças circulares com profissionais de diversas origens e experiências, além de palestras e trocas sobre este trabalho que vem se espalhando pelo mundo, com grande destaque no Brasil.

O Encontro é organizado por Renata C. Lima Ramos, uma das pioneiras das Danças Circulares no Brasil, a educadora Sonia T. Yamashita de Campos Lima e Andrea Leoncini. Uma equipe de nove pessoas apoia a organização do evento, contribuindo com diversas experiências nas áreas de educação, saúde, administração e arte.

Danças Circulares

Para os principiantes que não estão familiarizados com as Danças Circulares Sagradas, foi oferecido o curso de introdução à Roda para iniciantes, ministrado pelas focalizadoras Sonia Yamashita e Andrea Leoncini, durante três dias no período da tarde, com um vasto repertório de danças menos complexas.

Para quem já dança há mais tempo, as três oficinas tiveram a presença especial de duas focalizadoras internacionais e um focalizador brasileiro: Friedel Kloke (Alemanha), parceira de Bernhard Wosien na dança clássica, imortaliza em suas coreografias para a Dança Circular a beleza dos movimentos e das mandalas que o ser humano é capaz de manifestar quando em contato com sua alma; Saskia Kloke (Alemanha), filha de Friedel, também trouxe danças de coreografia própria e danças dos povos; Luis Henrique Garcia (Porto Alegre), com sua presença forte e amorosa, focalizou Danças do Oriente Médio.

Além das oficinas, vários momentos ao longo do dia reuniram o grupo de 260 pessoas na grande roda, com danças focalizadas pelas organizadoras, focalizadores internacionais e brasileiros.

Todas as noites tiveram o grande baile circular, trazendo músicas de todas as culturas e partes do mundo, focalizadas por pessoas com as mais diferentes experiências em Dança Circular Sagrada. Um dos pontos altos do encontro foi a noite do Baile dos Povos, quando cada participante usou uma vestimenta típica de um povo, honrando e celebrando todas as culturas e continentes. Na última noite, o grupo dançou com música ao vivo, sob a regência de Paulo Henrique Costa.

Um período da manhã também foi dedicado às novas coreografias, na qual 12 focalizadores de todo o Brasil puderam apresentar suas novas criações.

Palestras e Vivências

As atividades contaram com as presenças de vários convidados que ofereceram vivências e palestras: Kaká Verá, índio brasileiro da tradição Tchucarramãe, educador e Presidente Fundador do Instituto Arapoty, fez uma vivência de danças indígenas para celebrar o encontro entre o céu e a terra.

O Monge Daniel Calmanowitz, diretor do Centro de Dharma da Paz, localizado em São Paulo, e pai do Lama Michel, palestrou sobre o Budismo e a Gestualidade. Os significados dos mudras, seus simbolismos e impactos positivos foram apresentados aos participantes do encontro, incluindo meditação e exercícios gestuais.

No dia seguinte, a inglesa Mary Inglis, co-criadora do Jogo da Transformação e residente há mais de 30 anos na Fundação Findhorn, localizada há 50 anos ao norte da Escócia, palestrou sobre “Findhorn, Escola de Mistérios”. Um amplo panorama sobre o aprendizado espiritual desta comunidade sustentável que inclui organizações diversas interconectadas por uma visão positiva da humanidade e da Terra foi apresentado aos participantes. A pesquisa coletiva e individual do sagrado na vida diária foi exemplificada de várias maneiras, mostrando como é possível gerar novas formas de interagir com o trabalho, com os semelhantes, com nós mesmos e com o meio ambiente, num clima de honestidade e de amor, expandindo a consciência e efetivamente integrando o céu e a terra dentro de nós. Veja vídeo com um trecho da palestra!

Todos os dias começaram com alongamento para ajudar a cuidar do corpo ao longo do dia, lideradas pelo casal Cambises Bistricky Alves e Claudia Prado, com experiências em Jogos Cooperativos e Educação Física.

O coral “E a Alma Canta!” também foi um dos pontos altos do encontro. Liderado por Paula Mourão, reuniu este ano cerca de 40 pessoas, que cantaram duas músicas na noite final, para os participantes dançarem com canto ao vivo. Uma das músicas escolhidas foi “A Canção do Bailarino”, uma poesia criada pelo pai das Danças Circulares Sagradas, Bernhard Wosien.

Relatos de Experiências e Exposições de Banners

Parte da manhã de sábado foi dedicada à troca de experiências, relatos e painéis sobre a Dança Circular Sagrada aplicada na saúde e educação.

A fisioterapeuta e focalizadora Valéria Rosa Pinto (Rio de Janeiro/RJ) apresentou o estudo “Cuidando do corpo para as Danças Circulares Sagradas”, baseado no Método GDS de cadeias musculares e articulares.  “Quando dançamos, deveríamos dar mais atenção a este aparelho tão precioso que é nosso corpo, para otimizarmos o poder de encantamento e transcendência das Danças Circulares. O corpo é o receptor e transmissor da maravilhosa energia que acontece nas rodas. Para tanto, é importante que esteja solto, com as articulações lubrificadas e protegidas, a musculatura alongada e aquecida.”, alerta Valéria em sua apresentação.

A Terapeuta Ocupacional e focalizadora Denise Antunes (Campinas/SP), apresentou um trabalho sobre Danças Circulares na Saúde, mostrando o poder da roda na melhoria de qualidade de vida e como apoio fundamental na cura de algumas doenças e disfunções.

A focalizadora Andreia Cristina Borges Moreno (Araraquara/SP) apresentou um trabalho sobre como, através das Danças Circulares e das Cartas dos Anjos, foi estimulada e desenvolvida a Inteligência Existencial das crianças.  A apresentação e os registros deixaram absolutamente claro o poder desta atividade na vida infantil. 

2014

Quem esteve no XII Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas certamente não se arrependeu e já conta os dias para o próximo Encontro de 2014.  As inscrições devem abrir em outubro deste ano e as vagas esgotam rapidamente. Portanto, para quem quiser ir, a dica é: organize-se com antecedência! E até lá!