Artigos, monografias e textos escritos e inseridos por VOCÊ!
Escrever a DANÇA? Não é fácil... Escrever o movimento, a sensibilidade, a Dança, o Círculo e o Sagrado, não é tarefa das mais fáceis. É PRECISO DANÇÁ-LA!
O presente trabalho aborda o conceito-vivência ?FOCALIZAÇÃO?, num contexto de aprendizagem de valores e comportamentos de uma Educação para a Paz, por meio das Danças Circulares e dos Jogos Cooperativos. Sugerimos, ao longo do texto, a abordagem do ato de focalizar e a vivência da focalização de grupos como ?Relação de Ajuda?, de acordo com os princípios das relações interpessoais e das habilidades interpessoais propostas pelo Modelo de Ajuda.
Este ensaio trata de uma manifestação da Religiosidade Popular em Pirenópolis, Goiás; objetiva explorar a dimensão do Ritual de Pentecostes, e a expressão simbólica da contradança como elemento fundamental, bem como compreender a comunidade que vivencia e ritualiza suas crenças e representações que demarcam o diálogo entre o sagrado e o profano.
Registro de experiência após o VII Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas, que ocorreu em junho de 2008.
Um registro poético do primeiro contato com as Danças Circulares Sagradas, ocorrido em 2007.
A proposta do presente trabalho é apresentar as DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS como uma experiência Transdisciplinar e também como uma metodologia eficaz para o autoconhecimento.
Divertida mas sagrada, esta interessante modalidade de dança baseia-se no círculo que nos traz a sensação de pertencimento, acolhimento, união no centro comum. Cada praticante, não importando de onde venha, traz sua contribuição pessoal para aquela roda, e o outro, o seguinte, assim giram... homens, mulheres, crianças e idosos. As coreografias são passadas na hora, os dançarinos seguem o focalizador, e os movimentos simbolizam o cotidiano, como colher um fruto, desenhar a árvore da vida com os pés, dançar com os braços esticados horizontalmente como uma cruz, girar sentindo no corpo a espiral transformadora do nosso DNA...
Articulando dança e educação, este artigo fala de possibilidades.Tomando os processos educativo-formativos de educadores como foco mobilizador, apresenta e discute conteúdos fertilizados no contexto de uma pesquisa de doutorado, realizada com diferentes grupos de educadoras e desenvolvida por meio de “encontros para dançar em roda”. Na relação constituída entre a experiência com uma específica forma de dança — a dança circular —, e a reflexão sobre a formação de professores, foram identificados alguns núcleos temáticos para a análise.
Considerando a criança como símbolo de nascimento e renovação, a partir de uma leitura do mito e no diálogo com a psicologia de C. G. Jung, o artigo dá visibilidade à criança interna, presente em todo adulto. Na mesma direção, indica a essencialidade de, na jornada de formação de professores, tocar um dos arquétipos que rege a relação pedagógica: o arquétipo do mestre-aprendiz. Os temas aqui apresentados foram discutidos em minha pesquisa de doutorado, envolvendo alunas do curso de Pedagogia e professoras da rede pública.
109 registro(s)encontrados em 5 página(s)