Artigos, monografias e textos escritos e inseridos por VOCÊ!
Desenvolvido desde 2021, desdobrando-se no Grupo, via Zoom, EGOS DANÇANTES, onde foi debatido o papel, não somente do focalizador, como também de cada integrante das rodas de Danças Circulares Sagradas. Apresentado no XXII Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas de 2023 e também no VIII Festival Carioca de Dança Circular Sagrada em 2024 (incluindo o tema EGOS DANÇANTES).
Texto base para apresentação da Mesa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo no III CONGREPICS, edição online realizada de 02 a 07 de setembro de 2021, com tema “Danças Circulares e Biodança”.
LIVRO: Danças Circulares e Jogos teatrais com crianças: vivências de uma artista educadora Link para download gratuito: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/439 Versão impressa: Entrar em contato com a autora. Este livro decorrente de pesquisa de Mestrado tem a proposta de relatar e analisar uma experiência com o intuito de levar as Danças Circulares integradas aos Jogos Teatrais para o contexto escolar, com alunas e alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais.
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/243039
A experiência aqui compartilhada é um recorte dentro de um trabalho que vem sendo realizado desde 2008. Trata-se de um estudo durante a realização da proposta educativa-artística “Danças circulares na Educação, desenvolvida no interior de São Paulo. Este breve relato parte de um recorte de aulas realizadas em 2009/2010 apresentadas no I ConOPAE - II Seminário FAEB - III EnreFAEB/Sudeste (Eixo 3 – Práticas da Arte Educação) Políticas Públicas: Ética e Estética no Ensino da Arte: Congresso da Organização Paulista de Arte Educação; Seminário Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil; Encontro Regional da Federação de Arte/Educadores do Brasil - Sudeste. Anais...São Paulo(SP) OPAE, 2023.
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a contribuição das Danças Circulares na Educação; assim como a proposta de ensino através do movimento e das relações estabelecidas em roda. Para isso, segue o embasamento na metodologia contemporânea do ensino das Danças Circulares a partir dos estudos do bailarino Bernhard Wosien na década de 70 e reflexões a partir dos escritos de Kaká Werá e Ailton Krenak sobre o modelo de vida atual. A inquietação deste estudo é dentro do contexto de vida atual e das práticas observadas em sala de aula a partir de pesquisas vivenciadas desde 2010 no ensino das Danças Circulares em escolas. É possível mudar as linhas retas e enfileiradas que fazem parte do cotidiano em diversas escolas para uma proposta de círculo e um corpo mais ativo em sala de aula? Este estudo apresenta um caminho para que esta dinâmica do círculo esteja cada vez mais presente no contexto escolar. Palavras-chave: Educação, Arte, Danças Circulares.
Caminhos de encontro entre as Danças Circulares com a Psicologia Positiva, Mindfulness e Neurociência.
A apresentação de Célia Meira (Recife-PE) por ocasião de sua prova de qualificação como focalizadora de Danças Circulares Sagradas (na Escola Livre de Artes -ELA, Goiânia-GO, 01 de dezembro de 2020), inspirou-me uma reflexão sobre três palavras ou ideias-chave, para dizer de uma dimensão que considero fundante, constitutiva de todo tipo de processo formativo que se desenvolva na perspetiva da humanização: o encantamento, a brincadeira e a criança.
Trata-se de uma pesquisa histórica por levantamento bibliográfico que mostra como e onde nasceu o movimento conhecido como “danças circulares sagradas” (DCS), o início da sua divulgação na Europa, sua chegada ao Brasil, no estado do Rio de Janeiro, e sua chegada na cidade de Petrópolis/RJ.
Tudo é energia, tudo é vibração, dito isto cabe a cada um de nós aumentar a nossa vibração. Deste modo vamos ajudar o nosso planeta e a nós mesmos. Neste momento grande parte de nós está em isolamento social, cada um em sua casa, este é aquele momento que podemos e devemos parar para refletir. Fazer a pergunta, como posso ser melhor? Felizmente com o acesso á internet podemos comunicar com nossos familiares, amigos, e ter acesso a muita informação, podemos despertar a criatividade para fazer as coisas de forma diferente. O facto de pensarmos em fazer as coisas de outra forma já é um processo de transformação e desenvolvimento. Todo o ser que procura o desenvolvimento pessoal é um curador do nosso planeta.
A prática regular de atividade física é uma necessidade para a promoção de saúde dos idosos. Estudos apontam que as danças têm contribuído para a manutenção e/ou melhorias nos aspectos físicos, cognitivos e psicossociais dos idosos. Apesar de ser uma modalidade recente, as danças circulares segundo estudos, tem evidenciado influências positivas na saúde dos idosos.
Uma pequena reflexão sobre como escolho um tema de DCS.
Como vou construindo o conteúdo a ser trabalhado a partir de um tema de DCS.
Um pequeno relato sobre a arte de construir um repertório de DCS.
Um breve relato de como organizo o repertório de DCS para um encontro.
Uma reflexão sobre a arte da escuta nos círculos da DCS.
Essa tese foi apresentada como trabalho final para obtenção de título de doutorado no programa de Ciências da Linguagem, da instituição UNISUL. O texto procura aproximar a história, teoria e conhecimentos vinculados à Dança Circular Sagrada e desenvolvidos, sobretudo, por Bernhard e M-Gabriele Wosien e os conceitos da Teoria da Imagem desenvolvidos por Aby Warburg e seus seguidores. Nesse entrelaçamento de conceitos percebemos um ponto de convergência que é a importância das imagens e a construção ou manutenção da memória cultural do ser humano. As imagens vinculadas ao corpo-dançante nos permitem rastrear a história da dança, da humanidade, da nossa cultura. Com o objetivo de contribuirmos com a compreensão desse estilo de dança ou dessa filosofia de vida que norteia a Dança Circular Sagrada e os rastros de nossa história, elaboramos um texto em que as imagens são peças fundamentais. As imagens nos permitem acessar uma memória que nem sempre as palavras são suficientes para narrar.
Relato de experiência XVIII EBDCS
Relato pessoal sobre experiências afins, entrelaçando a conexão com as águas e a prática das Danças Circulares.
Legado da sabedoria de culturas ancestrais, as Danças Circulares permanecem significativamente em inúmeras culturas e fazem parte da vida cotidiana de muitos povos, sendo consideradas uma forma de comunicação e integração, proporcionando uma experiência coletiva que fortalece a autoestima e a identidade, o sentimento de pertença e a expressão dos afetos. Reconhecidas hoje como uma prática inserida no campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, as Danças Circulares são experimentadas como vivências lúdicas e educativas, podendo ser acionadas como um precioso apoio em processos de cura, de promoção da saúde e do bem-estar. (Álvaro Pantoja & Maria Barroso)
Perspectiva pessoal acerca da poderosa prática da Gratidão, resultante de certa forma - e parcialmente - pelas Danças Circulares, como prática espiritual.
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