Artigos, monografias e textos escritos e inseridos por VOCÊ!
Caminhos de encontro entre as Danças Circulares com a Psicologia Positiva, Mindfulness e Neurociência.
A apresentação de Célia Meira (Recife-PE) por ocasião de sua prova de qualificação como focalizadora de Danças Circulares Sagradas (na Escola Livre de Artes -ELA, Goiânia-GO, 01 de dezembro de 2020), inspirou-me uma reflexão sobre três palavras ou ideias-chave, para dizer de uma dimensão que considero fundante, constitutiva de todo tipo de processo formativo que se desenvolva na perspetiva da humanização: o encantamento, a brincadeira e a criança.
Trata-se de uma pesquisa histórica por levantamento bibliográfico que mostra como e onde nasceu o movimento conhecido como “danças circulares sagradas” (DCS), o início da sua divulgação na Europa, sua chegada ao Brasil, no estado do Rio de Janeiro, e sua chegada na cidade de Petrópolis/RJ.
Tudo é energia, tudo é vibração, dito isto cabe a cada um de nós aumentar a nossa vibração. Deste modo vamos ajudar o nosso planeta e a nós mesmos. Neste momento grande parte de nós está em isolamento social, cada um em sua casa, este é aquele momento que podemos e devemos parar para refletir. Fazer a pergunta, como posso ser melhor? Felizmente com o acesso á internet podemos comunicar com nossos familiares, amigos, e ter acesso a muita informação, podemos despertar a criatividade para fazer as coisas de forma diferente. O facto de pensarmos em fazer as coisas de outra forma já é um processo de transformação e desenvolvimento. Todo o ser que procura o desenvolvimento pessoal é um curador do nosso planeta.
A prática regular de atividade física é uma necessidade para a promoção de saúde dos idosos. Estudos apontam que as danças têm contribuído para a manutenção e/ou melhorias nos aspectos físicos, cognitivos e psicossociais dos idosos. Apesar de ser uma modalidade recente, as danças circulares segundo estudos, tem evidenciado influências positivas na saúde dos idosos.
Uma pequena reflexão sobre como escolho um tema de DCS.
Como vou construindo o conteúdo a ser trabalhado a partir de um tema de DCS.
Um pequeno relato sobre a arte de construir um repertório de DCS.
Um breve relato de como organizo o repertório de DCS para um encontro.
Uma reflexão sobre a arte da escuta nos círculos da DCS.
Essa tese foi apresentada como trabalho final para obtenção de título de doutorado no programa de Ciências da Linguagem, da instituição UNISUL. O texto procura aproximar a história, teoria e conhecimentos vinculados à Dança Circular Sagrada e desenvolvidos, sobretudo, por Bernhard e M-Gabriele Wosien e os conceitos da Teoria da Imagem desenvolvidos por Aby Warburg e seus seguidores. Nesse entrelaçamento de conceitos percebemos um ponto de convergência que é a importância das imagens e a construção ou manutenção da memória cultural do ser humano. As imagens vinculadas ao corpo-dançante nos permitem rastrear a história da dança, da humanidade, da nossa cultura. Com o objetivo de contribuirmos com a compreensão desse estilo de dança ou dessa filosofia de vida que norteia a Dança Circular Sagrada e os rastros de nossa história, elaboramos um texto em que as imagens são peças fundamentais. As imagens nos permitem acessar uma memória que nem sempre as palavras são suficientes para narrar.
Relato de experiência XVIII EBDCS
Um paralelo entre as danças circulares e as águas.
Legado da sabedoria de culturas ancestrais, as Danças Circulares permanecem significativamente em inúmeras culturas e fazem parte da vida cotidiana de muitos povos, sendo consideradas uma forma de comunicação e integração, proporcionando uma experiência coletiva que fortalece a autoestima e a identidade, o sentimento de pertença e a expressão dos afetos. Reconhecidas hoje como uma prática inserida no campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, as Danças Circulares são experimentadas como vivências lúdicas e educativas, podendo ser acionadas como um precioso apoio em processos de cura, de promoção da saúde e do bem-estar. (Álvaro Pantoja & Maria Barroso)
Um explícito agradecimento às Danças Circulares.
O respeito nas Danças Circulares Sagradas e o momento certo de entrar em uma roda. O Desafio de acolher, respeitar e incluir, transformando e apoiando o SER dançante em perceber o mundo através de cada dança...
Entrevista realizada com Maria Gabriele Wosien durante sua estada no Brasil em 2017.
A Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo possui atualmente um dos maiores programas públicos de incorporação das Praticas Integrativas e Complementares - PICS do Ocidente que vem servindo de modelo para incorporação destas em vários Municípios no Brasil. Tais iniciativas acompanham um movimento mundial e brasileiro...
Uma reflexão sobre o que acessamos ao dançar em círculo.
Reflexões sobre as Práticas Integrativas e Complementares, sua inclusão no Sistema Único de Saúde e a viabilidade de sua implantação.
O presente artigo foi apresentado como trabalho de conclusão da Pós-Graduação em Psicologia Analitica pela Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro e está publicado no Volume 4 dos Estudos em Arteterapia dos Cadernos da AARJ intitulado A Arte Conduzindo ao Sagrado, da Wak Editora. O artigo tem por objetivo relatar a experiência de um grupo de estudos de atelier arteterapêutico, formado em sua maioria por arteterapeutas, realizado durante nove aulas-oficina no ano de 2013. O grupo de estudos denominado Techne atelier, utiliza um funcionamento ritualístico, para a partir do diálogo entre logos e aisthesis, aprofundar estudos de tipologia junguiana mitológica, e reunido em círculo, utilizar danças circulares e atividades expressivas plásticas de arteterapia, para construir objetos de poder míticos que adquirem a alma conceituada por James Hillman, num processo de criação estética que viabiliza a busca pela vida simbólica proposta por Carl Gustav Jung.
Interseções entre as Danças Circulares e o Judaísmo
Neste trabalho foi realizado uma analise de como a dança está inserida no currículo do ensino fundamental de sete escolas municipais de Ibirité.
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